Escolas Amigas da CPLP

A XII Reunião de Ministros da Educação da CPLP, decorrida a 31 de maio de 2023, em Luanda, efetuou o lançamento oficial da iniciativa «Escolas Amigas da CPLP».

A «Rede de Escolas Amigas da CPLP» (REA-CPLP) é constituída por estabelecimentos de ensino primário/básico, secundário geral e técnico profissional, de natureza pública ou privada, de todos os Estados-Membros e países terceiros que acreditem e atuem com base nos ideais da CPLP e desejem apoiar a Organização na prossecução da sua missão.

As condições de adesão e de funcionamento da Rede de Escolas Amigas da CPLP (REA-CPLP) foi anunciada naquela ocasião, tendo sido apresentado o Regulamento.

Placa Escolas Amigas

De acordo com o regulamento da «Rede de Escolas Amigas da CPLP», sem prejuízo do disposto na legislação de cada Estado-Membro, almeja-se alcançar os seguintes objetivos:

1. Promover a paz, a solidariedade, o desenvolvimento humano e a cooperação com congéneres no espaço da CPLP e no contexto extra-comunitário;
2. Desenvolver um ambiente de intercâmbio entre as escolas, participando em parcerias, partilhando experiências, e boas práticas, no âmbito do desenvolvimento da educação nos Estados-Membros da CPLP;
3. Promover os princípios da CPLP através da introdução do conceito de “Educação para o Desenvolvimento (ED)”;
4. Reforçar o ensino da Língua Portuguesa;
5. Promover o conhecimento da realidade social e cultural dos Estados-Membros da CPLP;
6. Incentivar, no seio da comunidade estudantil e através de boas práticas de educação ambiental, alimentação, nutrição e atividades físicas, iniciativas alinhadas com Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), conforme os programas da Comunidade.